quarta-feira, 30 de novembro de 2011

CURRÍCULO

O que é currículo?
Quais as contribuições das tecnologias ao desenvolvimento do currículo?
Como integrar efetivamente as tecnologias ao desenvolvimento do currículo?
Como desenvolver projetos no âmbito do currículo?

 Para nos ajudar a responder estas questões articulando a prática analisada com a teoria, vamos efetuar a leitura dos seguintes artigos: “Desafios e possibilidades da integração de tecnologias ao currículo” e “Pedagogia de projetos: fundamentos e implicações”. (Guia do cursista, págs. 183 e 187);
(Guia do formador, p. 106)



Tecnologia e Currículo

Segundo o dicionário, “Currículo são as disciplinas de um curso escolar”.
Quando se trata de um curso escolar, não podemos deixar de falar em metodologias e estratégias que deverão ser utilizadas para que o currículo seja cumprido como foi programado.
Hoje em dia são inegáveis as contribuições que a tecnologia traz para o desenvolvimento de novas metodologias e estratégias de ensino, proporcionando a integração do projeto curricular com a intencionalidade pedagógica de desenvolver a capacidade de pensar e aprender, interagindo com o objeto de conhecimento (conteúdo).
Dentre as várias contribuições que a tecnologia oferece, podemos citar: articulação entre disciplinas e mídias digitais; tecnologia digital de busca, seleção, articulação e produção de novas informações; comunicação multidirecional; representação e produção colaborativa de conhecimento; inter-relação entre tecnologia, conteúdo e educação; metodologias que levam em conta o interesse e as preferências de aprendizagem dos alunos,etc.
Entretanto, vale ressaltar que a tecnologia por si só não é capaz de revolucionar e nem resolver todos os problemas da educação, mas a forma de encarar esta tecnologia, por parte dos profissionais da educação é determinante para que a mesma seja uma forte aliada na mudança de paradigmas, concepções e atitudes frente as inovações pelas quais a sociedade passa atualmente e que são exigidas da escola.
Ao adotar esta nova ferramenta metodológica, o professor estará abrindo caminho para uma aprendizagem construcionista que estará proporcionando a interação entre tecnologia e currículo, bem como estabelecendo um novo vínculo com os alunos, pois deixará de ser um transmissor de informações e se tornará um mediador entre estes e o conhecimento, proporcionando situações de aprendizagem significativas, onde os alunos serão construtores de seu próprio conhecimento.
Uma das formas de se trabalhar o currículo é utilizando projetos de aprendizagem, porém deve se ter o cuidado de não se propor projetos prontos aos educandos, devemos elaborar os mesmos, visando atender as reais necessidades de nossos alunos, bem como tirando suas dúvidas sobre determinado tema, através da execução do projeto, ou propiciando aos alunos o desenvolvimento de projetos próprios, que venham satisfazer as curiosidades dos mesmos em relação ao conteúdo estudado, ampliando desta forma sua aprendizagem.
Edma Maria de Resende

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Um currículo educacional é um caminho a percorrer rumo ao aprendizado dos alunos. É formado, além dos componentes curriculares, por tudo aquilo que acontece na escola.
Segundo o DIEB (Dicionário Interativo da Educação Brasileira), Currículo escolar é o conjunto de dados relativos à aprendizagem escolar, organizados para orientar as atividades educativas, as formas de executá-las e suas finalidades. Geralmente, exprime e busca concretizar as intenções dos sistemas educacionais e o plano cultural que eles personalizam como modelo ideal de escola defendido pela sociedade. A concepção de currículo inclui desde os aspectos básicos que envolvem os fundamentos filosóficos e sociopolíticos da educação até os marcos teóricos e referenciais técnicos e tecnológicos que a concretizam na sala de aula. (DIEB - Dicionário Interativo da Educação Brasileira. Disponível em: http://www.educabrasil.com.br/eb/dic/dicionario.asp?id=72. Acesso em: 29/06/09).
É muito importante incluir no currículo as TIC, pois são várias as contribuições das tecnologias ao desenvolvimento do currículo, entre essas contribuições, podemos citar: o uso das tecnologias possibilita mudanças na aprendizagem, no ensino e na gestão da sala de aula. Conforme ALMEIDA e PRADO(2008):
“A integração entre tecnologias e currículo que se estabelece numa ótica de transformação da escola e da sala de aula em um espaço de experiência, de ensino e de aprendizagem ativa, de formação de cidadãos e de vivência democrática, ampliando pela presença das tecnologias.” (Desafios e possibilidades da integração de tecnologias ao currículo. Disponível em: http://tvebrasil.com.br/salto, IN: Tecnologias da Educação: ensinando e aprendendo com as TIC – Guia do Cursista, Ministério da Educação, 2008)
Outra ação imprescindível é a adoção de design educacional como base da prática pedagógica com o uso de tecnologias para proporcionar a integração de diferentes mídias ao currículo, tendo como foco principal a aprendizagem do aluno. ALMEIDA e PRADO (2008) destacam que:
"Design educacional é um processo dialético no qual forma e conteúdo, tecnologia e educação, se inter-realcionam e constituem o currículo construído na ação com a intenção explícita de favorecer ao aluno a aprendizagem significativa em um processo dialógico, que trabalha com o conhecimento em rede numa abordagem construtiva e sócio-interacionista.” (Desafios e possibilidades da integração de tecnologias ao currículo. Disponível em: http://tvebrasil.com.br/salto, IN: Tecnologias da Educação: ensinando e aprendendo com as TIC – Guia do Cursista, Ministério da Educação, 2008).
Para desenvolver projetos no âmbito do currículo, é preciso repensar a função da escola, reformulando o design educacional, tendo o aluno como foco principal. Sendo que o projeto precisa ser bem planejado e ter clara a sua intencionalidade dando oportunidade de participação do aluno também na construção do projeto e não apenas na sua execução

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